Professora Mercedes

By Charles Alves / On / In Causo

“A influência dos bons professores, ninguém consegue apagar.”

Autor desconhecido

Eu tive excelentes professores durante minha vida. Alguns me marcaram mais, outros menos. Mas todos, absolutamente todos colaboraram para eu me tornar a pessoa que sou hoje.

Mas hoje quero falar da professora Mercedes. Tive o privilégio  de ser seu aluno duas vezes, sendo uma vez no primeiro ano do primário no hoje EMEF Paulo Duarte e a segunda vez na oitava série no SESI 329.

Ela foi uma professora maravilhosa e nem sei porque ela gostava de mim. Eu sempre fui o aluno bagunceiro e que não tinha “caderno”, mas apesar de ela ter sido minha professora só um ano na primeira série, ela nunca se esqueceu de mim. E eu dela.

Quando mudei de escola na oitava série, no primeiro dia de aula, eu a vi, não acreditei, olhei pra trás e perguntei: – Essa professora chama Mercedes? A menina atrás de mim respondeu que sim.

Quando me viro para a frente, a professora já estava ao meu lado, com um largo sorriso diz:

– Você é o Charles não é?
– Sou… – Respondi sem saber onde enfiar a cara, morrendo de vergonha.

Ela me abraçou e me beijou a testa.
Fiquei morrendo de vergonha mas me senti muito feliz de ela ter se lembrado de mim depois de tanto tempo e hoje só penso que eu fui uma criança muito levada para ela não ter se esquecido de mim assim depois de termos convivido somente um  ano.

Professora Mercedes, descanse em paz. 

Streamlit

By Charles Alves / On / In data science, Programação, tutorial

Nota: Caso queira pular direto para a parte da publicação no heroku, clique aqui.

Estou participando da aceleração de data science da codenation. É um curso de data science, totalmente gratuito com duração de 10 semanas.

Neste curso fomos apresentados ao framework streamlit, que facilita o desenvolvimento de projetos de data science e machine learning. Segundo o próprio site:

Crie projetos de data apps / machine learning em horas e não semanas.

Streamlit

Neste artigo, vou falar um pouco sobre este framework, como instalar e dar seus primeiros passos.

Instalação

Em nome da simplicidade, vou fazer uma instalação direta e simples sem usar ambientes virtuais. O primeiro passo para a instalação é ter o python instalado sem seu computador. No meu caso estou usando a versão 3.7.3 pois alguns colegas de curso tiveram problemas com a versão mais recente. Baixe aqui a versão que melhor se adapta ao seu computador / sistema operacional e execute a instalação. Não esqueça de marcar a opção de adicionar o python ao path do sistema, conforme imagem abaixo:

Adicionar python ao path
Imagem meramente ilustrativa

Com o python instalado, para fazer a instalação do streamlit, execute o seginte comando:

pip install streamlit

Agora, execute o comando abaixo para visualizar a demonstração do streamlit

streamlit hello

Conceitos Básicos

Um dos pontos fortes do streamlit é que você não precisa se preocupar com o layout de sua aplicação. Você só precisa adicionar seus widgets (os elementos de interatividade) em um dos dois locais disponíveis no layout, conforme a imagem a seguir:

Na Sidebar, normalmente vão os widgets de interatividade ou de configuração. Na área principal, você pode exibir os gráficos, animações e exibir as tabelas de dados. Outra coisa legal do streamlit é que você não precisa se preocupar com o posicionamento dos widgets, eles aparecem na ordem que você os adiciona no código. Falando em código, veja abaixo um exemplo mínimo de aplicação streamlit:

E para executar o seu aplicativo, execute o seguinte comando:

streamlit run nome_do_arquivo.py

Após a execução desse comando, o seu browser vai abrir e exibir a página do aplicativo. Para definir se um widget vai ser exibido na aplicação, é só você adicionar o “sidebar” ao comando. Para ver a lista de widgets disponíveis, você pode verificar a documentação do frameork.

Publicando sua aplicação

Agora que você já sabe como fazer uma aplicação, você pode querer publicá-la para que qualquer pessoa possa acessar. Daqui em diante, vou explicar como você pode publicar seu aplicativo na plataforma Heroku.

O primeiro passo é criar uma conta gratuita na plataforma, você pode fazer isso clicando aqui.

Após a criação de sua conta, você deve baixar o aplicativo de linha de comandos da plataforma (heroku cli). Clique aqui e escolha a opção de que melhor se encaixa pra você. Após a instalação, você deve utilizar o seguinte comando para realizar o login na plataforma:

heroku login

Pressione qualquer tecla para o programa abrir a pagina que você deve realizar o login e autorizar o aplicativo a executar comandos em sua conta. Se tudo correr bem, sua tela vai mostrar uma mensagem parecida com a imagem abaixo:

Agora vou criar um diretório e criar a aplicação com o comando heroku create. Na imagem a seguir, eu mostro os comandos que utilizei para criar um diretório e inicializar a aplicação:

Quando você executa o comando heroku create, ele vai te mostrar uma url, que está marcada com a seta laranja na imagem anterior e a outra url é a que você vai usar para acessar sua aplicação publicada. Você deve copiar a URL da seta laranja e executar o comando:

git remote add master “URL”

Agora você precisa os arquivos: Procfile, requirements.txt e setup.sh

Procfile: (Note que o nome do arquivo Procfile deve ser escrito exatamente assim, sem extensão e com a primeira letra maiúscula. E note também que o arquivo data_explorer.py, deve corresponder ao nome do seu arquivo com o seu programa streamlit)

web: streamlit run data_explorer.py –server.enableCORS false –server.port $PORT

requirements.txt : utilize o comando pip freeze para gerar o arquivo:

pip freeze > requirements.txt

setup.sh: Não esqueça de alterar o email para o email que você usou para se cadastrar na plataforma.

mkdir -p ~/.streamlit/

echo “\
[general]\n\
email = \”seu_email@gmail.com”\n\
” > ~/.streamlit/credentials.toml

echo “\
[server]\n\
headless = true\n\
enableCORS=false\n\
port = $PORT\n\
” > ~/.streamlit/config.toml

Agora, você está pronto para publicar seu aplicativo. Utilize o s seguintes comandos (não esqueça de ajustar a URL para seu caso) :

git add .
git commit -m “Commit inicial”
git remote add master https://git.heroku.com/gentle-tundra-27462.git
git push –set-upstream master master

Se tudo deu certo, seu aplicativo está publicado e pronto para o uso. E só você utilizar a URL será exibida no final da publicação.

Note que os nomes dos arquivos são case sensitive e o rquivo Procfile não deve ter extensão.

Considerações finais

O streamlit é um framework simples e poderoso. Pra quem já está acostumado a processar dados com python, ele adiciona pouquíssima complexidade na hora de elaborar um data app.

Agora com relação ao heroku, acho que é mais trabalhoso do que difícil, depois que você publicar uns 2 ou 3 aplicativos, vai fazer de olhos fechados. O problema do heroku é o preço. Apesar de iniciar gratuitamente, os preços acabam subindo muito se você precisar escalar seu aplicativo.

Aqui, seguem alguns links de aplicativos desenvolvidos pelos colegas de curso:
https://pump-it-up-streamlit.herokuapp.com/
https://radiant-mountain-10940.herokuapp.com/
https://mercado-financeiro.herokuapp.com/
https://aceleradev-3w.herokuapp.com/
https://app-streamlit.herokuapp.com/
https://covid-brasil-io.herokuapp.com/

Como voltar páginas com a tecla backspace no google chrome

By Charles Alves / On / In DIY

Acho que faz uns 20 anos que eu descobri que para voltar para a página anterior no navegador web, era só apertar a tecla backspace. Se não me engano, foi usando o Netscape Navigator (pergunte para seus pais).  Este atalho virou padrão em todos os browsers que eu conheço e quando eu quero voltar uma página, eu nem penso, faço um movimento automático ( acho que deve ser memória muscular) e aperto a tecla backspace.

Porém a empresa responsável pelo meu browser preferido, o Google Chrome, resolveu que quase ninguém usa este atalho e ainda por cima e disse que  acaba atrapalhando a maioria dos usuários, então ela removeu este atalho. Ou seja, quem usava o atalho, agora tem que teclar “ALT” + “Seta para a esquerda”.

Não demorou para surgir extensões no browser para colocar o atalho de volta. Mas tem uma opção um pouco melhor que é adicionar um parâmetro na inicialização do browser.

Para fazer isso, clique como botão direito do mouse no atalho do Chrome, depois em propriedades.

Botão direito no atalho.
Botão direito no atalho.

Na janela de propriedades, no campo destino, adicione o seguinte parâmetro no final da linha:

 --enable-blink-features=BackspaceDefaultHandler --test-type

Janela de propriedades
Janela de propriedades

Feche as abas abertas e abra o Chrome pelo atalho. Agora a tecla backspace vai voltar a funcionar enquanto a Google não remover este recurso de vez… Vamos aguardar.

 

Que horas são?

By Charles Alves / On / In DIY

Não me recordo exatamente quando me deparei com este relógio na internet. Achei a ideia sensacional e queria comprar um, só que além de não achar para vender aqui no Brasil ele deve ter um custo proibitivo.

Este é o qlocktwo
Este é o qlocktwo

 

Apenas imagino que o custo deve ser proibitivo, já que depois de um tempo, começaram a pipocar no youtube diversos tutoriais de como fazer um clone deste relógio. Vi tantos vídeos que tomei coragem para fazer o meu próprio clone.

O resultado? Acho que ficou satisfatório.

Resultado
Resultado

Continue lendo para ver como eu fiz o meu relógio de led.

Read more “Que horas são?”